sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto - FEUP


Oi pessoal, hoje vou falar um pouquinho da faculdade.. Afinal, viemos aqui com o objetivo de estudar também. O campus da Engenharia da UP foi construído em 2005 (foto abaixo do atual campus), mas não significa que começou a existir a partir desta data, pois desde 1930 a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto existe formalmente. (segunda foto anexada é a do antigo prédio da Feup). As aulas aqui são separadas em TEÓRICAS e PRÁTICAS. E pelo menos nas disciplinas que estou cursando, há mais de um professor em cada. Não entendi muito bem, cada aula aparece um professor diferente, um da um assunto e o outro dá outro.. um da a teórica e outro da a prática. Esse esquema de teóricas e práticas funciona, até. Eles dão uma aula só a teoria, explicando os métodos e tal.. e na prática é que eles passam os exercícios. As aulas são muito demoradas e bem silenciosas, não se pode sair para atender o telefone ou ir ao banheiro. Eles não curtem muito.
O intervalo para almoço aqui é das 13:00h até as 14:00h (horário que não há aulas marcadas para ninguém). Como eu tenho aula todos os dias das 11:00h as 13:00h, pelo menos, almoço esse horário, mas a Cantina (como chamam o Restaurante Universitário aqui) abre as 11:30h. Além da Cantina (€2,15 com pão, sopa, suco, um prato a escolha e sobremesa) que é o nosso habitual RU, na FEUP existem ainda cafés, barzinhos e grill. Onde por incrível que pareça vendem bebidas alcoólicas! SIM! Cerveja SUPERBOCK, muito famosa por aqui! Não acreditei quando vi.. e o engraçado é que não se vê pessoas bêbadas andando por aqui. Pensa isso no Brasil haha!

Ontem fui num FEUPCaffe. Onde na verdade é um lugar dentro da Universidade (AEFEUP - Associação dos Estudantes da FEUP) onde há DJ tocando, luzes e tal, bebida alcoólica dos diversos tipos, e portugueses da FEUP. Uma típica festinha portuguesa, achei bem legal! E o ambiente era calmo, todos conversando e tal.. fomos em alguns brasileiros e óbvio que nenhum português veio conversar com a gente, como já disse em outros posts, eles não puxam assunto hehe, mas é uma questão cultural, concluo.

A tecnologia que ronda o campus é impressionante. Alguns itens que aqui passam por normais, óbvios.. para nós brasileiros é novo! Tudo é feito através de máquinas, computadores... Desde conseguir uma garrafa de água (aqui não há bebedouros) até imprimir ou tirar xerox.
É só colocar a moedinha e pronto! hehe.. Cada aluno tem um login e uma senha que dá acesso ao site da FEUP, onde podemos ver nossos apontamentos, conteúdos, horários, guardar arquivos e tudo mais. Para fazer impressões, cópias, existem umas máquinas onde você coloca dinheiro (mínimo de 5 euros) e ele armazena no seu login o saldo. Para imprimir basta entrar com seu login, mandar imprimir, ir até uma impressora e digitar sua senha para liberar. Se você não tem saldo ele avisa e logo após a impressão você consegue verificar quanto gastou! TECNOLOGIA! Aqui cada folha A4 custa €0,03. O mesmo se aplica as cópias.

Espero ter ajudado a matar a curiosidade de muitos com essas informações. Não sei se contei tudo, e desculpem a sempre comparação ao Brasil, não é comparação de reclamação, só quem está em outro lugar do mundo consegue distinguir as diferenças e fica extasiado ao comparar. :)

Está começando a esfriar, parece que ontem começou o Outono Europeu, só senti um ventinho a mais por enquanto.

Beijos a todos, saudades!

2 comentários:

  1. Como foi sua experiencia após esses 6 meses?

    ResponderExcluir
  2. Olá camila, adorei o post! voce tem facebook? gostaria de adicionar-la e trocar ideias ao respeito dos estudos ai em porto, pretendo ir para estudar nessa faculdade,estou cursando Engenharia Civil. Posso te add. abraços...

    ResponderExcluir